- Ano: 2015
-
Fotografias:Miguel de Guzmán
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está no perímetro do centro histórico de Sevilha. A fachada, na rua Rastro, possui orientação nordeste.
O entorno urbano no qual nos encontramos é próprio do centro histórico de Sevilha, com casas de três pavimentos de altura em sua maioria e edificações antigas, salvo alguns casos pontuais. Frente ao terreno encontra-se a sede do Conselho Provincial de Sevilha.
Propomos um edifício entre empenas com um desenho moderno, mas de acordo com as características do entorno. Uma das premissas é "integrar" uma arquitetura contemporânea com a de um conjunto histórico consolidado.
Trata-se de um edifício multifamiliar com garagens e depósitos. O edifício distribui 21 habitações de 1, 2, 3 e 4 dormitórios, que são distribuídas ao redor de um grande pátio central que se conforma como o grande protagonista do projeto.
Devemos considerar que a maioria das residências são interiores, assim, entendemos que o projeto do pátio principal deveria ser tratado com a importância de uma fachada exterior.
Para conseguir uma ventilação adequada e uma iluminação suficiente, contamos com uma série de pátios de luzes que se ligam às empenas e se distribuem por todo o perímetro do terreno, estes pátios contribuem junto com o pátio principal para possibilitar a ventilação cruzada.
Existem dois núcleos de comunicação vertical e a distribuição é realizada através de varandas em algumas residências e áreas comuns fechadas em outras.
Além disso há dois níveis de subsolo para garagens e depósitos. No ático existe uma pequena piscina comunitária.